Digital Risks

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL vem revolucionando a forma como as empresas fazem negócios. De acordo com o Gartner™, o “Digital” é o conceito que une negócios físicos e virtuais, maximizando a experiência do cliente, do usuário. A oferta de produtos e serviços através de plataformas digitais trazem vantagens competitivas inquestionáveis. Cases “arrasa quarteirões” (como o Uber, Airbnb, Spotify, entre diversos outros) são as principais inspirações para executivos que buscam NOVOS E DISRUPTIVOS MODELOS DE ATUAÇÃO para os seus negócios.

Porém NOVOS MODELOS TRAZEM, NATURALMENTE, NOVOS RISCOS! Mesmo as empresas bem estruturadas e que mais investiram em segurança da informação ao longo dos anos estão enfrentando problemas com os quais nunca haviam se deparado. O movimento digital criou novos modelos de trabalho, descentralizado, com squads trabalhado em um formato colaborativo entre TI e Negócio. O ambiente tecnológico passou a ser híbrido, com uso de soluções de nuvem integradas ao legado e ao core da TI através de APIs, algumas vezes se utilizando de componentes providos por startups. Os métodos de desenvolvimento de software passaram do tradicional waterfall ao modelo ágil. O DevOps passou a fazer parte do dia-a-dia das empresas.

Neste mundo V.U.C.A. (Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity), abordagens tradicionais de segurança da cibernética não são mais “boas o suficiente”. COMO FAZER O HARDENING de um ambiente de nuvem onde a empresa contrata software como serviço (SaaS) ou em uma plataforma (PaaS)? Como garantir que o código desenvolvido não tenha VULNERABILIDADES GRAVES, se as squads colocam no ar diversas releases por semana?! Como mitigar o RISCO DE VAZAMENTO DE DADOS, se a estratégia é trabalhar de forma distribuída e com autonomia das equipes?

E, como se as preocupações acima já não fossem suficientes, nos deparamos a cada dia com mais FRAUDES DIGITAIS, com golpes que antes eram realizados através dos meios tradicionais e agora migraram para os canais digitais das empresas. NO MUNDO DIGITAL, NÃO HÁ MAIS COMO SEPARARMOS OS RISCOS DE FRAUDES DOS RISCOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO! Os atacantes (hackers, crackers, estelionatários) aproveitam-se da complexidade do ambiente e das lacunas de responsabilidades dentro das empresas para realizar golpes diversos, utilizando-se de um híbrido de fragilidades tecnológicas com FRAGILIDADES DE PROCESSOS.

Entenda as atividades financeiras dos internautas

É desta forma que a Scunna encara os RISCOS DIGITAIS. Nosso time de consultores e especialistas está preparado para auxiliar sua empresa na mitigação de tais riscos, tanto através de uso de TECNOLOGIAS DE SEGURANÇA DIGITAL (como Cloud Security, DevSecOps, API Security), como através da abordagem de MAPEAMENTO DE RISCOS DE PROCESSOS E RECOMENDAÇÃO de ações para a mitigação e MONITORAÇÃO dos mesmos.

Para informações adicionais sobre as soluções e ferramentas de segurança digital da Scunna, acesse: