Boas práticas de SI em tempos de Coronavírus e as tendências tecnológicas pós-Covid

Boas práticas de SI em tempos de Coronavírus e as tendências tecnológicas pós-Covid

Em uma pandemia na escala que estamos vivendo, a dependência da comunicação digital aumentou significativamente. A internet se tornou, para muitos, o meio de interação mais eficaz e o principal caminho para se exercer o trabalho. Com a recomendação global de isolamento social, o home office virou a regra e as interações hoje se dão bem mais por chamadas de vídeo, voz e posts de mídia social. A disseminação de informações oficiais também está nos meios digitais em grande proporção.

 

Desta forma, a Segurança da Informação se tornou também imprescindível. A intensificação desse novo modelo de trabalho e o surgimento de ameaças que se aproveitam da crise confrontam as organizações a cenários não antecipados, em que elas devem proteger ativos e informações fora dos seus perímetros tradicionalmente protegidos.

 

Com a introdução de quarentenas em vários países, as ferramentas para videoconferência, por exemplo, passaram a se deparar com um aumento repentino no número de usuários. Diante desse cenário, as ameaças digitais são reais. Além disso, vulnerabilidades e falhas começaram a ser identificadas em vários aplicativos.

 

Frente à conjuntura atual, mudanças de estratégias e medidas rápidas devem ser implementadas. Da mesma forma que existem as boas práticas na área da Saúde para conter a disseminação da Covid-19, o mundo digital também exige boas práticas em Segurança da Informação para que os cibercriminosos não coloquem em risco as empresas e toda a sua cadeia de relacionamento.

 

Apesar das incertezas quanto aos reais efeitos da pandemia sobre os negócios, muitas empresas estão se dando conta da importância de proteger seus dados. Para manter as operações seguras em home office, as companhias precisam investir em estruturas de telecomunicações e em sistemas de proteção que sejam capazes de estender para a residência dos colaboradores regras de segurança que antes só estavam disponíveis nos escritórios. Além disso, é preciso aliar a tecnologia com requisitos comportamentais, combinando ferramentas, procedimentos e boas práticas de segurança.

 

Tendências tecnológicas para o futuro pós-Covid

 

É indiscutível o crescimento do mercado da tecnologia nos últimos tempos. O atual cenário da pandemia mundial nos apresentou novas possibilidades tecnológicas e o quanto dependemos dos profissionais da área para que elas pudessem acontecer, e nos proporcionassem mais conforto e segurança nesta situação. Nesse sentido, selecionamos nesse artigo algumas das principais tendências que merecem destaque e atenção dos gestores.

 

Home Office

 

Já incorporado há algum tempo por empresas mais visionárias, a partir de agora o trabalho remoto passa a ganhar notoriedade inclusive para organizações mais tradicionais.  Essa modalidade pode oferecer uma série de vantagens tanto para a empresa como para o colaborador.  Contudo, essa forma de trabalhar passa definitivamente a ter outro status neste novo normal que deve ser revisto pós Covid-19.

 

Transformação Digital

 

Empresas que não se viam atuando com processos digitais antes, viram  a sobrevivência do negócio sendo colocada em xeque da noite para o dia. Com isso, a transformação  digital deixou de ser um processo gradual e passou a ser algo urgente e necessário para a sobrevivência no  mercado.

 

Inteligência Artificial

 

A inteligência artificial também será cada vez mais uma tendência de  mercado. No próprio combate ao coronavírus, a IA já vem se mostrando uma ferramenta importante para entender a dinâmica da pandemia e, com isso, traçar um plano de ação para minimizar os impactos.

 

Transparência e privacidade: proteção de dados pessoais será mais importante do que nunca.

 

A pandemia do coronavírus tem reafirmado como os dados são preciosos. Sem eles, seria impossível realizar o monitoramento da doença, fazer projeções sobre o seu crescimento ou até mesmo desenhar estratégias de isolamento social que sejam efetivas.  Ela trouxe, ainda, impactos profundos, alertas, oportunidades de experimentação e, sobretudo, tendências positivas para o mundo da tecnologia. Mas é preciso ir além. Será necessário desenvolver ações de maneira constante, e não somente durante eventos emergenciais. Elas precisam considerar as realidades nacionais e regionais. Incorporar o risco trazido pela inovação.

 

De certo ponto de vista, a crise atual deve impulsionar a inovação para a gestão de negócios pós-pandemia. Desta forma, coloque a tecnologia para trabalhar a seu favor de forma mais segura durante e após os tempos difíceis.

 

 

 

Sites consultados

https://www.gartner.com/en

https://govtech.blogosfera.uol.com.br/2020/04/25/5-tendencias-trazidas-pela-pandemia-do-coronavirus-para-o-mundo-govtech/

https://www.senior.com.br/noticias/grandes-avancos-tecnologicos-devem-marcar-o-mundo-pos-covid-19

https://www.accenture.com/br-pt

https://noticias.gs1br.org/com-pandemia-tendencias-tecnologicas-para-2020-sao-revisitadas/

https://www.whow.com.br/global-trends/durante-pandemia-ciberseguranca-importa-mais/

https://www.welivesecurity.com/br/2020/05/05/8-licoes-de-seguranca-que-a-covid-19-deixou-para-as-empresas/

https://cio.com.br/5-cuidados-essenciais-para-manter-a-seguranca-em-tempos-de-home-office/

https://lefosse.com/noticias/riscos-de-ataques-ciberneticos-em-tempos-de-covid-19-e-home-office-como-se-prevenir/

https://paranashop.com.br/2020/06/seguranca-cibernetica-em-tempos-de-coronavirus/