McAfee e Scunna apresentaram Case Agibank no Seminário Executivo Online Sucesu-RS

McAfee e Scunna apresentaram Case Agibank no Seminário Executivo Online Sucesu-RS

]O Seminário Executivo Online Sucesu-RS reuniu mais de 100 CIOs e Gestores de TIC em 18/03/2021. A McAfee e a Scunna participaram com a sessão DEVICE 2 CLOUD | CYBERSECURITY: CASE AGIBANK/HYPEFLAME, conduzida por Marcos Donner, CISO do Agibank/Hypeflame, Bruno Zani, Country Manager da McAfee, e Ricardo Dastis, Diretor de Professional Services da Scunna.

 

A sessão iniciou com Bruno Zani apresentando a visão da McAfee de como as empresas podem acelerar a transformação digital, mitigando os riscos e aumentando a eficiência operacional. Entre alguns números, Zani ilustrou que em 2020 houve crescimento em mais de 50% na adoção de serviços de nuvem, e um crescimento superior a 600% nas ameaças. Complementou apresentando a plataforma de soluções Device 2 Cloud da McAfee, que implementa o conceito de SASE (Secure Access Service Edge) do Gartner, uma estrutura de segurança que permite que usuários e dispositivos tenham acesso seguro à nuvem e seus aplicativos, dados e serviços, de qualquer lugar e a qualquer momento.

 

Ricardo Dastis mediou a sessão e, com base na exposição de Zani, fez algumas provocações ao convidado especial da noite, Marcos Donner, uma vez que a segurança da informação em um banco digital, como o Agibank, é certamente muito desafiadora. Dastis utilizou como ilustração depoimentos do próprio website da HypeFlame (spin-off de tecnologia do Agibank), que valorizam muito a autonomia, liberdade, inovação, as novas tecnologias e tendências. Também mencionou a importância de proteção de dados Device 2 Cloud voltada a dados pessoais. Dastis lembrou que no dia anterior completou-se exatamente seis meses que a LGPD foi sancionada.

 

Marcos Donner fez sua explanação contextualizando a HypeFlame e o Agibank, explicando o quão intrinsicamente a segurança da informação está ligada ao negócio de um banco. Disse que uma solução de proteção de dados precisa ir muito além do tradicional DLP (Data Loss Prevention), protegendo a informação que está no dia-a-dia dos usuários dentro e fora da organização, com workloads que possuem dados confidenciais dispersos por nuvens – como a AWS e outras. Donner afirmou que “o Agibank é o único banco do Brasil a possuir o seu core bancário em nuvem, e que não consegue nem imaginar não ter soluções de segurança como o CASB (Cloud Access Security Broker) integradas a ambientes como o Microsoft 365, por exemplo”. Ao final, Donner deu um depoimento ressaltando a importância da parceria com a Scunna e a McAfee na estratégia de segurança do Agibank/HypeFlame.

 

Assista ao vídeo